O preço do sistema irá depender do consumo mensal do cliente, em alguns casos adicionasse um consumo maior caso o cliente queira consumir mais futuramente. Confira o preço do sistema ideal para o seu consumo clicando aqui
A quantidade de placas, assim como o preço do sistema irá variar de acordo com o consumo mensal de energia – Clique Aqui e simule o seu sistema ideal
À parte do investimento inicial, com compra e instalação do equipamento, a energia elétrica gerada pelo sistema fotovoltaico não tem outros custos, dado que os painéis demandam pouca manutenção. Com a evolução tecnológica, o prazo de retorno deste investimento inicial está cada vez menor.
Além disso, tal energia é autossuficiente e, portanto, mais segura em termos de abastecimento, principalmente para os consumidores corporativos, para quem a falta de energia pode significar perdas de produção. A energia fotovoltaica também é a solução mais barata para a eletrificação de grandes propriedades rurais formadas por sistemas elétricos dispersos. Outro uso bastante viável, principalmente para a iniciativa pública, é a eletrificação de comunidades remotas.
A aquisição de um sistema de energia solar é considerada um investimento de baixo risco, pois as projeções de geração desse tipo de energia dependem unicamente de condições climáticas, que podem ser previstas com base em médias históricas.
Os principais aspectos que garantem o ROI em energia solar são, principalmente, o tempo de retorno do investimento e a redução do valor da conta de energia.
Atualmente, o investimento em energia solar oferece rentabilidade média de 24% a.a., superior à Poupança ( 6,17% a.a.) e outras aplicações de Renda Fixa, como Tesouro Selic (11,75% a.a.) e CDB (8,74% a.a.).
Os equipamentos possuem uma longa vida útil sendo que os módulos fotovoltaicos possuem garantia de eficiência de 25 anos, estruturas de fixação de 10 anos e inversores de 10-12 anos.
A manutenção do sistema é simples e pode ser semestral ou anual, consistindo na limpeza dos módulos fotovoltaicos, verificação das estruturas de fixação e testes dos equipamentos de proteção.
Sim, isso chama-se sistema Off-Grid, porém ele será muito caro e deverá ser muito bem planejado. Caso o imóvel já tenha acesso a energia o projeto mais viável será o On-Grid, que utiliza rede da concessionária e dispensa o uso de baterias.
A energia excedente será é enviada para a rede da concessiona que irá gerar um crédito de energia que pode ser utilizado em meses que gerar menos energia do que consumiu. Os créditos gerados podem ser usados em até 5 anos.
Não, de acordo com a Resolução 482/12 da Aneel se você produzir mais energia do que consumiu esta energia excedente torna-se crédito para você usar posteriormente. Ou seja, quando for calcular o tamanho do seu sistema fotovoltaico calcule para que ele não produza por ano mais energia do que você normalmente consome.
A Brasil Solar estima a geração para suprir completamente o seu consumo médio, porém para você manter o seu sistema ligado à rede de distribuição existe a taxa de disponibilidade da concessionária.
Por seu sistema usar a rede da concessionária como a sua “bateria”, o inversor fotovoltaico irá desligar e isolar (Anti-Ilhamento) o seu sistema fotovoltaico por uma questão de segurança.
O inversor solar é o equipamento responsável por administrar toda a produção elétrica do seu sistema fotovoltaico e disponibilizar as informações a você.
É através do inversor que você realiza o monitoramento da geração de energia solar do seu sistema.
Mas você não precisa fazer isso diretamente no equipamento, que costuma ser instalado em áreas de pouco acesso.
O monitoramento da energia solar é feito diretamente pelo seu computador, tablet ou até mesmo pelo celular.
Ao final da instalação do seu sistema, os técnicos da empresa de energia solar irão conectar o seu inversor à rede wi-fi do seu imóvel.
Dessa forma, você consegue acompanhar a produção do seu sistema não importa onde esteja.
Tudo através do navegador de internet em computadores ou pelo app de monitoramento de energia solar para celulares/tablets.
O seu acesso à plataforma de monitoramento é feito através de um usuário e senha que serão repassados a você pela equipe técnica da empresa instaladora.
A instalação é relativamente rápida. O tempo de instalação irá depender do tamanho do sistema. Uma estimativa é de 2 dias para residências e 6 dias para empresas.
Lembrando que existe etapas que antecedem a instalação do sistema.
É um procedimento padrão onde a sua distribuidora de energia verifica se o seu sistema de energia solar foi construído de acordo com as normas de segurança. Não se preocupe com isso, a Brasil Solar é a responsável por fazer todo o processo.
Normalmente não, porém nossos especialistas irão avaliar o seu telhado e o sistema elétrico da residência ou empresa para verificar se estão em condições para a instalação do projeto.
A Brasil Solar conta com diversas soluções de pagamento, possuindo expertise nas principais linhas de financiamento do país. Fale com um de nossos consultores para auxilia-lo.
Ainda tem alguma dúvida sobre energia solar? Fale com um de nossos especialistas!